sábado, 27 de agosto de 2011

Histórico NUCEPA


           Observando e vivenciando as dificuldades dos cursos de graduação em Artes da Universidade Federal de Alagoas-UFAL os alunos de Música iniciaram uma luta pela melhoria do curso com a reativação do seu Centro Acadêmico.
    No ano de 2010 foi a vez dos estudantes do Curso de Teatro que também determinados em reivindicar a melhoria do curso seguiram o exemplo com a reativação do Centro Acadêmico de Teatro.
   Envolvidos em suas lutas específicas os Centros Acadêmicos começaram a reacender a voz do Movimento Estudantil dentro do setor de Artes e foi no final de 2010 que os dois se juntaram para discutir a recepção dos calouros do ano seguinte com uma semana que tivesse a interação entre os cursos. Aconteceu assim, a I Semana Acalourada de Arte que contou também com a participação dos estudantes de Dança que ainda não tinham Centro Acadêmico.
   A I Semana Acalourada de Arte foi um despertar para a necessidade de interação e integração de ambos estudantes na busca de um ideal que era comum a todos: a necessidade e o direito de ter uma graduação de qualidade.
   Assim, vendo a necessidade dessa integração o Centro Acadêmico de Teatro resolveu procurar o de Música para uma troca e uma busca de conhecimento a cerca do Movimento Estudantil, já que estes estavam à frente dessa discussão. Dessa proposta surgiram em meados do mês de março de 2011 reuniões nas tardes de sexta-feira nas quais estudantes de Dança, Música e Teatro se reuniam para fortalecer o M.E e discutir ações para  a melhoria dos cursos.  Dessas reuniões nasceu o Núcleo de Conscientização Pró-Arte/ NUCEPA que visa fomentar o Movimento Estudantil-M.E dentro do setor de Artes e despertar para a luta pela melhoria e reivindicação dos direitos.
   Nesse período de desenvolvimento o NUCEPA, reconhecido e tendo membros do DCE, se tornou referência de mobilização e organização nos cursos de Artes chamando atenção de todos pelas suas formas criativas e artísticas de reivindicar. Dos frutos de sua organização e lutas estão: a criação do Centro Acadêmico de Dança, a luta pelo direito de residência universitária de dois estudantes de Teatro e a I Semana de “Arte Moderna” uma semana de intervenções de luta que teve repercução midiática em todo estado e em outras universidades do país.

Por:Bruno Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário